SAÚDE

6 dicas de saúde mental para os profissionais de vendas

Se você trabalha com vendas, com certeza já sentiu a enorme pressão para bater metas e fechar cada vez mais negócios. E parte dessa pressão é comum e pode até trazer um pouco de emoção ao trabalho. Mas diante do momento complexo e cheio de incertezas que vivemos, que tal pararmos para olhar um pouco para como essa pressão reflete em sua saúde mental? 



A carreira em vendas pode ser muito estimulante, afinal, é essa a função que trará sustentabilidade financeira à empresa. Mas não só isso, esse profissional é um importante porta-voz dos produtos, além de ser o responsável por fidelizar clientes. Mas para exercer a função da melhor forma, é preciso estar bem, física e mentalmente. 



Existem diversos fatores que podem influenciar negativamente a rotina de um profissional de vendas, e muitas delas fogem ao controle de qualquer pessoa. Assim, vão desde de metas inalcançáveis à uma culpabilização por não alcançá-las, uma imensa competitividade ou até mesmo a pandemia como a que vivemos no momento. Logo, nesse cenário não é incomum que vendedores tenham experiência em altos níveis de estresse e ansiedade. 



Segundo o relatório Segurança e Saúde no Centro do Futuro do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho, há um crescente reconhecimento da influência de um ambiente de trabalho estressante sobre distúrbios psicossociais e doenças como a hipertensão, doenças cardiovasculares, distúrbios gastrointestinais, diabetes, entre outras.



Dessa maneira, o estresse pode atuar como um elemento negativo no desempenho do colaborador. Consequentemente isso resultará em uma menor capacidade em desempenhar tarefas e em uma menor satisfação com o seu trabalho. 



Estresse é uma reação da pessoa a certas situações. Portanto, o que determina a intensidade dessa reação são, neste contexto, as condições de trabalho e características individuais como sua capacidade de controlar pensamentos, emoções e comportamentos. Logo, para diminuir o estresse relacionado ao trabalho, precisamos olhar para os dois pontos: quais são os fatores no ambiente de trabalho que me deixam estressado e como posso gerenciar melhor o estresse que estou sentindo?



O primeiro passo é prestar atenção aos sinais que o corpo dá de que as coisas não vão bem. Em razão disto, se você notar que tem regularmente sintomas como tristeza excessiva, sensação de palpitação, falta de energia, irritabilidade, mal-estar geral, aumento ou perda de apetite, alterações no sono, perda de interesse em atividades que eram interessantes, é hora de buscar ajuda. 



A seguir, separamos algumas dicas para aliviar um pouco o estresse que pode afetar negativamente a sua rotina. 



1. Tenha consciência do que é possível fazer. 



Nem sempre será possível alcançar todas as metas, e tudo bem! Você fez o melhor que pôde e sempre terá o dia de amanhã para dar o seu melhor.



2. Desligue um pouco do trabalho. 



Se o dia de trabalho acabou, procure não pensar mais no assunto em seu tempo livre. Dessa maneira, use o seu descanso, não apenas para o corpo, mas para a mente.



3. Descanse adequadamente. 



O cérebro requer um momento de descanso para ter um bom desempenho diário. Assim, para a maioria das pessoa, o recomendado é entre 7 e 9 horas por dia.



4. Tenha uma rotina saudável. 



Portanto, procure praticar atividades físicas e se alimentar de maneira saudável também são essenciais para uma saúde mental equilibrada.



5. Converse com alguém de confiança sobre os desafios emocionais atuais.



Ao expressar nossos sentimentos, podemos compreendê-los melhor, aliviar um pouco a pressão e até ter outra perspectiva para um problema que talvez não pareça ter solução.



6. Não hesite em procurar ajuda especializada.



Não ignore os sintomas! Ao menor sinal de mudança de humor repentina ou cansaço, procure uma ajuda psicológica. A terapia pode te ajudar muito a regular as suas emoções e sentimentos e consequentemente te dar uma melhor qualidade de vida.



Concluímos que estresse todo mundo tem, até certo ponto é normal. Porém, temos limites que precisamos reconhecer e respeitar. Se não descansarmos adequadamente nossa capacidade de atenção, concentração, memória, julgamento e tomada de decisão ficarão comprometidas. Assim, quando não podemos mudar ou eliminar o estressor precisamos nos adaptar a ele, da melhor maneira. Portanto, profissional de vendas, lembre-se de estabelecer limites e respeitá-los para uma vida mais saudável.