SAÚDE

Ansiedade – Veja formas para aliviar e evitar esse distúrbio

Ansiedade



Considerado um dos principais problemas do século a ansiedade atinge pelo menos 10% da população brasileira, somando um total de 18,6 milhões de brasileiros atingidos por este transtorno, número que coloca o Brasil no posto de país mais ansioso do mundo. Além de 1° no ranking de ansiedade o país é o 5° mais depressivo.



Estes dados reforçam a importância de que você procure por ajuda e assistência médica, por mais que existam diversos sites e artigos que lhe “ensinem” como passar pela ansiedade é importante que a primeira atitude a ser tomada seja o correto acompanhamento médico, onde você será auxiliado de forma profissional e segura para passar por esse momento da melhor forma possível, não existem fórmulas mágicas e muito menos dicas que irão lhe ajudar sem que antes você tenha o apoio profissional.



O que é ansiedade



A ansiedade é algo natural do ser humano e todos estamos sujeitos a passar situações com a mesma, entretanto este transtorno atinge diferentes pessoas de diferentes formas e intensidades. A ansiedade pode ser considerada normal por exemplo sempre que você se sentir sobre pressão e tenso, sua respiração vai mudar, os batimentos cardíacos vão acelerar e você irá transpirar, mas após a pressão essas sensações irão embora naturalmente, você pode se sentir ansioso dessa forma antes de uma grande apresentação na faculdade ou no seu primeiro dia de trabalho por exemplo.



Se a ansiedade lhe aflige apenas em situações isoladas e você consegue ter controle sobre a mesma então está tudo bem, isso é natural em todo ser humano. Por outro lado, caso esse distúrbio se torne muito frequente, lhe causando um sofrimento emocional e prejudicando sua rotina significa que está na hora de procurar por ajuda profissional.



Sintomas de ansiedade



A manifestação da ansiedade numa pessoa pode ser reconhecida por sintomas psicológicos e físicos; veja os principais indícios do distúrbio.



Sintomas psicológicos




  • Inquietação;

  • Insônia;

  • Dificuldade para relaxar;

  • Pensamentos negativos e catastróficos constantemente;

  • Dificuldade de concentração;

  • Angústia;

  • Medo;

  • Apreensão;

  • Maus pressentimentos sem motivo para tal com frequência.



Sintomas físicos




  • Falta de ar;

  • Calafrios;

  • Tontura e sensação de desmaio;

  • Dor no peito;

  • Náusea;

  • Transpiração exagerada;

  • Ondas de calor;

  • Coração acelerado;

  • Formigamento;

  • Boca seca.



Crise de ansiedade



A crise de ansiedade é característica quando a pessoa sente uma grande sensação da angústia, insegurança e nervosismo que fogem do próprio controle; as crises podem acontecer desde em situações especificas como antes de uma prova ou sem um motivo aparente, como dito anteriormente a crise de ansiedade foge do controle da pessoa.



Crise de ansiedade: o que fazer?



Uma vez em que você possui conhecimento de sua ansiedade e após fazer o correto acompanhamento da mesma com seu psicólogo o mesmo irá lhe aconselhar corretamente sobre quais ações e atitudes tomar durante uma crise. Entretanto, existem alguns conselhos mais simples e básicos que podem lhe auxiliar durante este momento:




  • Controle sua respiração – Inspire lentamente pelo nariz e expire pela boca;

  • Exprima suas emoções – não guarde suas emoções, neste momento é importante que você as libere, vale desde conversar com alguém a qual confie a gritar e chorar; o importante é que suas emoções sejam liberadas;

  • Se desligue de todo o resto –  Uma boa tática é “dar um descanso” para a mente e para si mesmo, fique um pouco longe do celular, computador, televisão e até mesmo de outras pessoas se isso lhe deixar mais confortável, sente-se e controle a respiração, tente pensar em coisas positivas/que lhe agradem, feche os olhos e leve o tempo necessário para voltar as suas atividades.

  • Distração –  Caso sentar e respirar não esteja ajudando tente levar sua energia para outra atividade mais simples, pode ser pedir para que alguém converse com você, escrever, ouvir e cantar músicas, desenhar/pintar, etc.

  • Imaginação guiada –  Leve sua imaginação para um local do qual você se sinta confortável e gostaria de estar no momento, imagine por exemplo você em uma praia e vá adicionando detalhes e elementos que lhe agradem a essa cena.





Como controlar a ansiedade



Existem alguns hábitos que se agregados no nosso dia a dia podem ser uma ótima forma de controle da ansiedade, prevenindo e evitando que a mesma lhe atinja com frequência. Confira algumas das dicas e hábitos que podem lhe ajudar a controlar sua ansiedade:




  • Organize sua rotina:  A desorganização é a maior amiga da ansiedade, se você possui uma rotina cheia e com muitas tarefas para serem realizadas e não as organiza você irá se sentir perdido em meio a tantas responsabilidades, dando brechas para que a ansiedade ataque. Desta forma, organize seu dia a dia, pode ser fazendo uma lista escrita ou até mesmo em seu celular, organizando sua rotina você irá perceber que tudo poderá ser feito tranquilamente.



Também é importante ressaltar que imprevistos acontecem, haverá dias em que sua produtividade será mais baixa ou que não deu tempo de cumprir com todas as atividades e está tudo bem! Todos somos sujeitos a contratempos.




  • Invista em você mesmo:  A única forma de lidar com a ansiedade e entendendo os seus próprios sentimentos, seu próprio corpo e mente, por isso é de extrema importância que você tenha um tempo para si próprio.



Encontre um espaço na sua rotina, pode ser uma vez na semana ou até mesmo alguns minutos do seu dia (altamente recomendado) para cuidar de si mesmo, neste momento pratique hobbies, converse consigo mesmo, leia um livro, tome um banho relaxante, faça uma meditação. Nestes momentos a aromaterapia pode ser uma excelente aliada, seu olfato possui um papel importante em seu relaxamento, com óleos essenciais doterra você conseguirá criar um ambiente mais aconchegante e propicio para um momento prazeroso consigo mesmo.




  • Pratique atividades físicas:  É cientificamente comprovado que exercícios físicos ajudam no controle da ansiedade; encontre uma atividade de sua preferência e aposte na mesma, pode ser desde uma simples caminhada diária até a academia, o importante é manter seu corpo em movimento.




  • Cuidado com a alimentação:  É comum que pessoas ansiosas acabem encontrando na comida um “abrigo” para a ansiedade, a mesma se torna um prazer imediato e causa um alivio da tensão, e de certo modo essas pessoas não estão erradas uma vez em que a comida é cientificamente comprovada responsável por liberar o hormônio da satisfação.Entretanto para pessoas ansiosas é importante que elas não se alimentem em grandes quantidades de alimentos industrializados sempre que se sentirem ansiosos, procure por alimentos que irão lhe render a mesma sensação de satisfação, mas sem lhe causar mal, como: castanha do Pará, camomila, chá verde, iogurtes e chocolates. 



Ótimo! com esse artigo você possui um melhor conhecimento sobre como a ansiedade pode agir em seu corpo e formas auxiliares de lidar com a mesma; lembre-se que as dicas deste artigo apenas serão validas uma vez em que você possui um acompanhamento psicológico correto.