É o termo médico usado para designar pele seca. A palavra vem do grego “xero”, que significa “seco”; e “osis” que significa “doença”. É causada pela falta de água na pele, que pode ser decorrente do envelhecimento (xerose senil) ou por doenças subjacentes como diabetes. O resultado é pele seca, áspera e tensa, que pode progredir tornando-se muito áspera, até descamar ou descascar.
Mas o xeroderma resulta da descamação atrasada das células superficiais da pele, o que produz escamas brancas finas. Os fatores de risco de a xerose incluem:
Você sabia que a Xerose é um problema comum a milhões de pessoas, afetando-as de forma crônica ou aguda. Assim como fatores dão suporte à hidratação cutânea, a falta de água dentro da pele pode manifestar-se clinicamente de diferentes maneiras. O mais comum é que a pele seca apresente alguns destes sintomas, enquanto a pele muito seca geralmente tem todos estes sintomas até certo grau.
Todavia a pele seca pode ocorrer em qualquer região do corpo, embora predomine em áreas localizadas que são mais afetadas que o resto do corpo.
Já condições inflamatórias tais como dermatite atópicae psoríase sempre atingem áreas localizadas de pele com xerose. Leia mais sobre Psoríase, Dermatite atópica .
Mas para ter o diagnóstico do xeroderma baseia-se em avaliação clínica.
Pele seca, áspera e esticada também pode ocorrer no rosto.
Portanto os pacientes que desenvolvem dermatite das mãos, às vezes, exigem corticosteróides tópicos para diminuir a inflamação e manter a barreira cutânea.
Procure sempre orientação profissional caso você apresente algum desses sintomas.
Fonte: Por James G. H. Dinulos, MD, Geisel School of Medicine at Dartmouth