Sabemos que o sono comanda boa parte de nosso corpo e consequentemente dita boa parte de nosso dia a dia; a qualidade de sono além de estar ligada a bem-estar e saúde, também influência no nosso desempenho social e profissional.
Deste modo, caso você esteja sofrendo com uma baixa produtividade, não esteja conseguindo produzir o necessário durante seu dia a dia, tenha notado uma queda em seu desempenho no trabalho ou até mesmo nos estudos, a resposta pode ser um simples fator: a falta de sono e muitas noites mal dormidas.
Por isso, este artigo foi separado especialmente para você, para lhe ajudar a entender melhor a relação entre qualidade de sono e produtividade e como usar fatores a seu favor para manter uma rotina mais saudável e produtiva em sua dia a dia.
Se você chegou a este artigo, então imagino que ande tendo alguns problemas com sua qualidade de sono, ou apenas esteja tentando melhorar e entender melhor a mesma, entretanto, você sabe se você realmente está dormindo bem? Existe uma técnica natural que pode responde a essa pergunta, siga:
Se você se deitar e dormir antes de cinco minutos logo após fechar os olhos¸ pode ser um sinal de que você está com déficit de sono, ou seja, você anda dormindo muito menos do que o seu corpo necessita, fazendo com que qualquer mínimo espaço para dormir, você irá adormecer.
Caso você se deite e durma antes de dez minutos após fechar os olhos, pode ser um sinal de que está com determinada “falta de sono”, porém, nada muito desregulado.
Caso se deite e aguente ficar acordado por ao menos 15 minutos é um sinal de que seu corpo está equilibrado e seguindo o relógio biológico.
Uma vez em que você entende se está dormindo bem, é hora de entender o que acontece no seu cérebro durante as horas em que você dorme.
A resposta para o que acontece em seu cérebro enquanto você dorme é bem longa, ao contrário do seu corpo que está descansando, a sua cabeça não para de trabalhar por nenhum momento, até mesmo porque, alguns desses trabalhos são exclusivos e feitos apenas quando você adormece.
Siga uma lista com as principais tarefas que seu cérebro realiza durante suas horas de sono:
Regeneração de traumas no cérebro: quando mencionamos “traumas” estamos falando sobre feridas físicas e não traumas mentais. Você provavelmente já foi ao médico e recebeu como indicação “dormir” isso acontece porque é uma forma de se recuperar mais rapidamente de possíveis feridas.
Produção de sonhos: definitivamente a atividade mais produzida pelo cérebro durante o sono é a produção de sonhos, os sonhos podem ocorrer em quaisquer fazes do sono, porém são mais intensos no período chamado REM.
Elimina toxinas: é natural que o cérebro realize uma pequena “limpeza” durante o sono, e, quando não dormimos o suficiente o cérebro não consegue realizar essa faxina e pode até mesmo acelerar o surgimento de doenças mais graves com Parkinson.
Consolida memórias: o sono possui um grande papel durante o aprendizado, ajudando a fixar informações que foram aprendidas durante o dia e evitando que elas sejam perdidas e esquecidas.
Certo, e como o sono afeta então a produtividade? Como esses dois fatores estão correlacionados? De forma simples e direta, podemos responder que uma pessoa que não possui boas noites de sono é uma pessoa que já acorda cansada e indisposta, uma pessoa que terá um baixo rendimento durante o dia porque a energia está concentrada em se manter acordada.
Enquanto uma pessoa que passa madrugadas acordada, que dorme poucas horas durante a noite e não consegue descansar acorda indisposta e propensa a um baixo rendimento no trabalho; uma pessoa que dorme bem e passa por todas as fases do sono (sono leve, sono profundo e REM) irá acordar mais disposta e com mais energia concentrada para realizar suas atividades de forma mais produtiva.
É preciso acabar com a ideia de que uma pessoa produtiva é aquela pessoa que trabalha de forma exaustiva até a níveis máximos de exaustão, fazendo com que muitas vezes invadam diversas noites e madrugadas destinadas ao trabalho, ignorando as horas de sono.
Caso você seja uma dessas pessoas, o primeiro passo é entender o quanto isso faz mal para sua saúde física e mental e eliminar esse hábito de sua rotina; entre as principais dicas de como dormir bem e ter boas horas de sono a noite podemos citar:
Tenha uma rotina diurna;
Tenha uma rotina noturna que priorize o descanso;
Invista tempo e energia para atividades além do trabalho;
Durante o dia deixe que a luz natural entre nos ambientes;
Evite realizar atividades físicas perto do horário de dormir;
Evite alimentações pesadas durante a noite;
O sono pode ser dividido em quatro diferentes fases, sendo Sono leve fase 1; sono leve fase 2; sono moderado e REM. O ideal para uma boa noite de sono é que você passe por todas as quatro fazes, tendo um sono mais produtivo e acordando mais renovado no dia seguinte.
Não existe uma fórmula 100% eficaz para garantir que você tenha um sono produtivo durante a noite, porém, as dicas a seguir serão cruciais para que você alcance esse objetivo.
Cuide do ambiente: a situação do ambiente em que você irá dormir diz muito sobre como será sua noite de sono; garanta que seu quarto esteja aconchegante, confortável e apto para uma boa noite de sono. Invista num aparelho de ar condicionado para o controle da temperatura, adquira um bom colchão e travesseiros, cuide da decoração e não a deixe muito exagerada; para o quarto é indicado uma pintura mais suave ou uso de um papel de parede mais neutro.
Elimine a luminosidade: evite o uso e presença de elementos que emitam muita luminosidade na hora de dormir, fuja de televisões, celulares, tablets, etc.
Tenha um relógio biológico: mantenha uma rotina de sono adequada, busque se deitar para dormir todos os dias no mesmo horário; não se é indicado um dia ir dormir as 22horas e no outro as 2horas da madrugada.
Além de uma boa rotina noturna e contar com boas horas de sono, para realmente ser produtivo durante o dia é ideal que você mantenha uma excelente rotina matinal, logo ao acordar; quer aprender como fazer isso? Siga.
O seu dia começa muito antes de iniciar seu horário de trabalho, e, é importante que as horas que antecedem esse momento sejam pensadas visando seu bem estar, garantindo que esteja pronto para as horas de trabalho que virão a seguir; algumas formas de começar o dia bem serão dispostas no próximo tópico.
Sono em dia: o 1° passo é manter seu sono em dia, tenha boas noites de sono e descanse, será difícil manter os próximos passos da lista sem antes estar com seu sono em dia.
Sem modo soneca: desative o modo soneca, se possível deixe seu celular em um móvel mais longe de sua cama para que precise levantar para desligar o despertador e não acabe ficando mais na cama.
Tome um banho matutino.
Se alimente bem com frutas, pão e uma boa xícara de café.
Pratique exercícios físicos, sendo valido desde uma caminhada, alongamento ou academia.
Faça coisas motivadoras ao acordar, que lhe deem animo para continuar o dia.
Um dia de trabalho produtivo é definido logo nos primeiros minutos ao iniciar seu expediente, siga algumas medidas que poderão determinar a sua produtividade no dia:
Não chegue atrasado;
Priorize suas tarefas já predeterminadas, depois cheque os e-mails;
Mova-se, não deixe seu corpo parado durante todo o expediente;
Mantenha a energia positiva, escute uma boa música enquanto trabalha;
Aprenda a dizer não educadamente; se você está disponível para os outros durante toda sua hora de trabalho consequentemente faltarão horas para suas próprias atividades.
Para finalizar, se foi visto a importância de dormir bem para uma melhora de sua produtividade durante as horas de trabalho; entretanto, uma boa qualidade de sono vai mito além de sua produtividade, o sono está diretamente ligado à sua saúde, bem-estar, qualidade de vida, etc. dormir bem irá lhe ajudar a:
Além, é claro da baixa produtividade, dormir mal resulta em diversas consequências, consequências essas que vão muito além do quanto você é produtivo em um dia; na verdade, dormir mal pode lhe afetar com doenças como: